quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entrevistado de junho - Vitor Cardoso




Nosso entrevistado do mês de junho, é um dos componentes atuantes mais antigos do Maria da Fonte, Vitor Cardoso. Nasceu no dia 01 de maio de 1970 no Rio de Janeiro. Seus pais Vitor Ferreira Cardoso (in memorian) e Lidia Augusta Correia Cardoso são portugueses. Vitor é técnico em eletrônica e técnico de edificações, mas hoje trabalha como autônomo. Vitor também a pai do nosso querido pequenino João Vitor, o nosso mascote do Maria da Fonte.

Quando você entrou para o folclore português e conte um pouquinho da sua trajetória.

Entrei para o folclore no Rancho Maria da fonte em 28/05/1979, com 9 anos de idade e o ensaiador na época era o Nogueira. Lembro-me bem da frase dele para mim no dia em que entrei quando ele falou "este é um rancho de adultos, não vá pensando que irá dançar". Os diretores eram o Sr. Ramoa e o David, lembro que quando o rancho estava para ir a Portugal pela primeira vez ele chegou a ter quase 70 componentes, logo depois foram na maioria embora, depois do Nogueira outros grandes nomes do nosso folclore assumiram o Racho Maria da Fonte, nessa ordem: Benjamim, Souza, Paulo, Ramoa, Beto, Marcinho, Cleber, Pinheirinho, Carlos Alberto e o Kaka.

Você já foi a Portugal? Quantas vezes? Conte sobre a sua viajem.
Já fui a Portugal 3 vezes, duas com o Maria da Fonte e uma em 1983 com a Benvinda Maria. O local que eu mais gostei sem sombra de dúvida foi de Viana do Castelo, como fala a quadra: "Viana eu te não vejo, Viana te quero ver, essa saudade me mata e eu não quero morrer". Tenho vários amigos por lá com quem falo constantemente, sem falar da terra da minha mãe e do meu pai onde tenho muitos parentes.

Fale de uma passagem marcante sua como folclorista.
A passagem como folclorista que mais me marcou foi quando pela primeira vez o meu filho, o João Vitor, dançou o vira geral (livre) em uma apresentação. Foi uma das poucas vezes em que chorei em cima do palco. A outra foi em Portugal fizemos na nossa última apresentação em Viana do Castelo.

Cite um ou mais:

Presidente:  Agostinho dos santos (sem puxar o saco!)
Rancho Folclórico: que pergunta (hehehe)... Rancho Folclórico Maria da Fonte
Diretor Artístico: Antonio Ramoa Oliveira (in memorian)
Ensaiador: O Kaka e o Carlos que me perdoem.... O grande Souza.
Apresentador: o saudoso David Fernandes, já levantava o público logo na abertura com sua frase "o céu é para as estrelas, o jardim é para as flores, o saudar é cortesia, boa noite meus senhores"
Bailadores: vários, em 33 anos de Maria da Fonte, seria difícil dizer um ou mais nomes.
Bailadoras: da mesma forma foram várias.
Folclorista: vários, mas vale destacar o Kaka, o cara é um verdadeiro estudioso no assunto.
Cantador: Antonio Pinheiro, Vanderlei, Adriano, dentre outros.
Cantadeira: Rosa, Fátima, Fernanda e Dª Preciosa.
Sanfoneiros e Acordeonistas: Amandio (in memorian), Toninho Tintureiro (in memorian), Antonio Padeiro (in memorian), José Mendes (in memorian), Alberto que esta em Portugal, Pinheiro, Pinheirinho, Claudinho e vários outros que por aqui passaram.
Personalidade da comunidade: difícil dizer, são vários.

Vitor por Vitor:
Um cara, que já perdeu os cabelos, que dá valor as amizades, gosta de brincar mas também é sério quando tem de ser, não gosta de injustiças e gosta sempre das coisas certas como devem ser.

Musica: todas desde que sejam de boa qualidade e bom gosto
Comida que mais gosta: ta de brincadeira hehehe é só olhar pra barriga mas gosto de várias não tenho uma preferência
Comida que menos gosto: jiló
Amor: sincero
Amizade: verdadeira
Família: tudo na vida de alguém, um pilar.
Uma mulher bonita: é segredo
Um homem bonito: João Vitor (meu filho)
Ídolo: Jesus
Tempo: por mim sempre ensolarado
Portugal: Pátria dos meus familiares, minha por opção, onde tenho saudades de amigos familiares e dos lugares.
Brasil: minha pátria adorada, única no mundo, que está começando a deixar de ser o pais do futuro.
Política: não deveríamos ter, só assim acabaríamos com muitos problemas que temos hoje.
Preconceito: com quem tem preconceito
Escola de samba: estação primeira de mangueira
Time: Vasco da gama, Sporting Club Portugal
Passatempo Preferido: plastimodelismo, desenho, filatelia, passear com o meu filho

Quem é Vitor?
O Vitor é um cara que gosta de viver bem e que tem um lema de vida "quem não vive para servir não serve para viver"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

História do Rancho Maria da Fonte