terça-feira, 8 de maio de 2012

Entrevista de Maio - Adailson Cascardo





Nosso entrevistado de maio é o nosso querido componente Adailson Cascardo. Seus pais Adeomar Cascardo e Maria de Lourdes Cascardo, são brasileiros. Sua formação profissional é ligada à área Operacional e trabalha atualmente na Fernandez Mera.
Iniciou no folclore no Clube Recreativo Português de Jacarepaguá, mas foi no Aldeias de Portugal que aprendeu a amá-lo. Hoje ele integra o Grupo Maria da Fonte, fazendo com que nossos ensaios sejam mais felizes e alegres, já que seu perfil é ser amigo e muito divertido.


Adailson no Folclore

Quando você entrou para o folclore?  

Há muito tempo não saberia especificar a data. Sei que tinha 14 anos.

Conte um pouquinho da sua trajetória no folclore:

Jogava futebol praticamente todos os dias no Clube Recreativo Português de Jacarepaguá, e no intervalos dos jogos, nos dias de ensaio ficava me exibindo para as raparigas, como em todo grupo folclórico havia um dificuldade no contingente masculino.... Como sereias , que com seu canto atraem as embarcações para o fundo mar... As meninas do Tricanas de Coimbra me seduziram, me enrolaram e acabei dançando literalmente.
Adolescente... Podem imaginar, por um rabo de saia já participei de cultos religiosos de todas igrejas que possam existir.
No início me achava malandro e pensava em tirar proveito dos desprovidos de esperteza, mas com o tempo descobri como era bom demais ser desprovido. Neste convívio fiz verdadeiras amizades, verdadeiros irmãos, aprendi mais do que ensinei, e com isso garanti minha longevidade. A maioria de meus amigos de infância enveredaram por caminhos tortuosos e o folclore me deu uma nova oportunidade.
Conheci o folclore no Recreativo, mas foi na Casa Aldeias de Portugal que finquei bandeira e aprendi a amá-lo. Fiz parte do Lavradeiras de Portugal durante anos.
Por fim hoje faço parte do Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho. Grupo que me acolheu, e tenho expectativa de ali encerrar minha passagem pelo folclore.
Sou o mais fidalgo de todos os descendentes, pois o sou por opção uma vez que minha família não possui ligação alguma com Portugal. Os laços por mim criado fez com que me tornasse o mais autêntico de todos os portugueses.

Você já foi a Portugal?

Viajei em 1994 com Rancho Folclórico Português do Rio de Janeiro ( Dª Benvinda Maria ).

Fale sobre viajem sua Portugal e qual o lugar que você mais gostou?

Cara... Sei lá... Não acredito que este tipo de viagem lhe proporcione a possibilidade de conhecer algum lugar a ponto de destacá-lo.
Estava no auge da boemia... Já era adulto, e não fiquei sobre os olhares atentos dos responsáveis pelo grupo. Tive liberdade supervisionada, pois confiavam em mim. Fiquei até um pouco chateado, pois havia planejado fugas extraordinárias. Mais uma vez fiz grandes amizades, com certeza valeu pelas aventuras vividas.


Fale de uma passagem marcante sua como folclorista.

Todos os dias que passo ao lado dos meus amigos, ensaios e apresentações, são marcantes para mim, pois nesses momentos escrevo minha história.
Passagens tristes, passagens alegres, passagens inesquecíveis, passagens que não queremos lembrar... E passagens que não tive dinheiro pra pagar e tive que dar calote...rsrsrsr...
  
Cite um ou mais:
 
Presidente: Manuel Salústio Terra ( Casa Aldeias de Portugal ) e Agostinho Santos ( Casa do Minho )

Rancho folclórico: Lavradeiras de Portugal e Maria da Fonte

Diretor artístico: Casimiro ( Maria da Fonte )

Ensaiador: Cléber Cardoso ( Maria da Fonte ) / Edmar da Gama Ferraz “Kaka “ ( Maria da Fonte )

Apresentador: Silvio Santos ( SBT ) / Odir ( Maria da Fonte - hoje vivendo em São Paulo )

Bailadores: Edmar da Gama Ferraz “Kaka” ( Maria da Fonte ) e Cléber Cardoso ( Maria da Fonte )

Bailadeiras: Mônica Ferraz ( irmã do Kaka ) / Lavradeiras de Portugal  e Betinha  ( Maria da Fonte )

Folclorista (Quando falo folclorista, falo daquele que tem comprometimento com o folclore):  Edmar da Gama Ferraz “Kaka” ( Maria da Fonte ), Bruno Simões ( Almeida Garret ) e Manuel Coelho ( Camponeses de Portugal )

Cantador: Sr. Adriano ( Maria da Fonte )

Cantadeira:  Elisabeth ( Lavradeira de Portugal ), Dª. Preciosa ( Maria da Fonte )

Sanfoneiros ou Acordeonistas: Pinheirinho ( Maria da Fonte ) e  Ivan Viana ( eterno colaborador do Maria da Fonte )

Personalidade da comunidade: Benvinda Maria

Adailson por Adailson

Música:  Sou eclético , gosto de Ozzy Osborne, curto chorinho... Mas se tenho que citar uma: Wonderful World ( Louis Amrstrong )

Comida que mais gosta: As que correm menos que, eu/ou estão paradas e consigo pegar

Comida que menos gosta: As que correm mais do que eu, e não consigo pegar

Amor: A melhor definição é:
"Amor é fogo que arde sem se ver;
 É ferida que dói e não se sente;
 É um contentamento descontente;
 É dor que desatina sem doer.

 É um não querer mais que bem querer;
 É um andar solitário entre a gente;
 É nunca contentar-se de contente;
 É um cuidar que se ganha em se  perder.

 É querer estar preso por vontade
 É servir a quem vence o vencedor,
 É ter com quem nos mata lealdade.

 Mas como causar pode seu favor
 Nos corações humanos amizade;
 Se tão contrário a si é o mesmo  amor?"
 Luis de Camões

Amizade: Aqueles que Deus nos possibilitou escolher como irmãos.

Família: Onde se constrói o caráter que fará de você um ser diferenciado de todos. É a sua digital genética. Onde se ri, onde se chora, onde se aprende, onde apesar de um dia todos partirem, sempre continuaram sendo sua referência.

Uma mulher bonita: Todas as mulheres são belas, mas a mais linda de todas sempre será minha Mãe.

Um homem bonito: Todos meus amigos são bonitos. As pessoas é que se fazem feias.

Ídolo: Minha Mãe e sua vasta sabedoria...

Tempo: Passa rápido demais... Saiba aproveitá-lo.

Escola de Samba: Sempre a que mais me encanta...

Time do Coração: Vasco da Gama

Passatempo preferido: Cinema, Teatro, Uma boa leitura, Futebol, Voleibol, Praia...

Quem é Adailson (defina vc)?

Ao acordar agradeço à Deus por mais um dia;
Peço pelos meus amigos e minha família;
Batalho pelo que acredito ser justo;
Gosto de sorrir e fazer sorrir;
Gosto de amar, mesmo que as vezes não seja amado;
Gosto de andar descalço;
Gosto de desafios, principalmente os que a vida apresenta;
O cheiro da terra molhada;
Gosto de maresia;
Tento ser melhor a cada dia;
Não fujo a uma boa briga;
Olhar nos olhos das pessoas;
Me superar a cada dia;
Sou bairrista... Me amarro em ser carioca, e agradeço à Deus por isso também.
Não gosto de não gostar;
Sou um excelente amigo;
Ótimo amante;
Sou participativo;
Sou comprometido;
Me arrependo, aprendo e tento outra vez ( Sou persistente );
Tem muito mais, mas se eu dissesse teria que eliminar todos que leram isto...rs.

O que vc está achando do Blog?

Acho a ideia legal, mas pode ser melhorada, como tudo na vida...

Mensagem Final:

"Se o que você está percorrendo é o caminho dos seus sonhos, comprometa-se com ele. Não deixe a porta de saída aberta, com a desculpa: "ainda não é bem isto que eu queria." Esta frase, tão utilizada, guarda dentro dela a semente da derrota. Assuma o seu caminho. Mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer melhor o que está fazendo. Se você aceitar suas possibilidades no presente, com toda certeza vai melhorar no futuro. Mas se negar suas limitações, jamais se verá livre delas. Enfrente seu caminho com coragem, não tenha medo da crítica dos outros e não se deixe paralisar por sua própria crítica. Deus estará com você nas noites insones e enxugará com seu amor as lágrimas ocultas. Deus é o Deus dos valentes."
(Paulo Coelho)

Fuuuuiiiii.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

História do Rancho Maria da Fonte