sexta-feira, 30 de março de 2012

Entrevista com Simone Pires dos Santos



Nossa primeira entrevistada do blog é a folclorista e componente do Rancho Maria da Fonte, Simone Pires dos Santos. Simone além de ser bailadeira é uma ótima cantadeira. Nasceu no dia 13 de julho de 1972 em Duque de Caxias. Filha de Purifica Pires dos Santos e Indalecio Machado dos Santos, portugueses da cidade de Viseu, se formou em direito na Universidade Candito Mendes e trabalha atualmente em uma empresa no Centro do Rio. Seu encanto pelo folclore começou vendo sua irmã dançar no Rancho Juvenil da Casa do Minho ainda pequena.


Simone no Folclore

Quando você entrou para o folclore? Em 1986

Conte um pouquinho da sua trajetória no folclore:

Comecei na Casa do Minho, no Rancho Folclórico Maria da Fonte, onde aprendi os meus primeiros passos. Em 1998 por motivos profissionais e de cunho pessoal acabei me afastando e retornei em 2010. Contudo, durante todo o periodo de afastamento, dentro do meu coração se manteve a paixão pelo Maria da Fonte e pela Casa do Minho, e muitas vezes de fora me emocionava vendo os amigos que lá deixei se apresentarem.

Você já foi a Portugal?


Fui 03 vezes a portugal, uma com meus pais em 1982, onde conheci portugal inteiro, pois, minha estadia por lá durou 06 meses, em 91 e 95 cantando e dançando com o Maria da Fonte, contudo meu pais e minha irmã em 91 acompanharam o Maria da Fonte por conta própria, ocasião em que meu pai Sr. Santos, fazia parte do corpo de diretores da casa do minho, sendo a época diretor de patrimônio.

Fale sobre viajem sua Portugal e qual o lugar que vc mais gostou?

Bem, as viagens foram perfeitas, em todos os lugares em que o Maria da Fonte passou durante sua trajetória em Portugal, levantou o público e deixou saudades, pela sua autenticidade e alegria em defender o folclore minhoto.

Fale de uma passagem marcante sua como folclorista.

Foram muitos os momentos, mas, daria destaque, ao desfile de trajes na festa da Senhora da agonia em Viana do Castelo, foi algo emocionante, ver o Maria da fonte participando, ou melhor, naquele momento me vi entre pessoas de Viana que cultivam o folclore, as tradições entre gerações, foi algo maravilhoso estar ali participando.
 
Presidente: Agostinho dos Santos


Rancho folclórico: Maria da Fonte


Diretor artístico: Sr. Casimiro


Ensaiador: Cleber Cardoso


Apresentador: Sr. Davi


Bailadores: Cleber Cardoso, Alex Monteiro, Ítalo e o eterno Gilberto


Bailadeiras: Carla Rosa e  Fatima Souza


Cantador: Adriano (Rancho Folclórico Maria da Fonte)


Cantadeira: Rosa (avó da Daniela), eterna para mim.


Sanfoneiros ou Acordeonistas: Pinheirinho e meu pai (Indalecio Machado dos Santos), que hj encontra-se no Rancho serões das Aldeias.


Personalidade da comunidade: não me vem ninguém ...


Simone por Simone

Música: SHE  (Charles As Navour) e Your Song (Elton John)


Comida que mais gosta: massa


Comida que menos gosta: tomate


Amor: sentimento nobre que deve ser preservado sempre entre as pessoas, capaz de modificar qualquer ser humano


Amizade: deve ser sempre cultivada, com carinho, respeito e sinceridade.


Família: meu alicerce, razão do meu viver, meus pais e minha irmã.


Uma mulher bonita: Eu rs.. Demmy moore


Um homem bonito: George Cloney e meu namorado rss...


Tempo: senhor de tudo, tudo esclarece, e tudo conduz


Escola de Samba: Portela


Passatempo preferido: escutar música, praia, malhar, estar com meus pais e amigos


Quem é Simone?

Uma pessoa com personalidade forte, mas, com um imenso coração, capaz de enfrentar os maiores desafios para chegar onde quer, não desisto com facilidade de nada, não me importo com a opinião alheia,  sou do tipo de pessoa que vc ama ou detesta, para mim tanto faz, quando amo sou verdadeira e facilmente a pessoa perceberá, o grande segredo para conquistar a Simone seria, ser fiel e sincero sempe, admiro pessoas verdadeiras e leais, não gosto de pessoas politicas que não se posicionam, amo a vida e vivo cada momento como se não huvesse amanhã.
O Basil cresce, precisa de pessoas que efetivamente percebam as necessidades do povo, daqueles que lutam diariamente para conseguir o mínimo de dignidade,os brasileiros precisam de respeito e cuidado sentimentos que nenhum governante se preocupou em cultivar...é por ai!

Mensagem Final: minha mensagem seria, vivam a vida intensamente como se não existisse o amanhã, as pessoas precisam amar mais, se respeitar mais, e acima de tudo é preciso saber viver... a vida é um aprendizado constante, todos os dias temos algo a aprender, o lance é filtrar o que cabe em nossas vidas e o que podemos descartar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

História do Rancho Maria da Fonte