terça-feira, 27 de março de 2012



Cristina Figueiredo é uma das nossas preciosidades dentro do Rancho Maria da Fonte. Faz parte do quadro das grandes folcloristas e dançarinas que esse Rancho tem o prazer de ter.

Segue a entrevista que ela deu para o site da Casa do Minho em junho de 2010.


Nome:  Cristina Gomes Figueiredo
Nascimento: 11/04/1969
Natural: Rio de Janeiro
Filiação (cidade onde nasceram em Portugal):
Avelino Abreu de Figueiredo – Cabanas de Viriato – Viseu
Maria dos Anjos Gomes Figueiredo – Alvites – Vila Real
Filho: Pedro Figueiredo Cardoso

Ano que entou na Casa do Minho: 1978

Quem levou vc para a Casa do Minho?
O Sr. José Alves Cerqueira, presidente da Casa do Minho na época, convidou meu pai para levar o hóquei sobre patins para a Casa do Minho.

O que fez vc a entrar no Maria da Fonte?
Meu pai era diretor de esportes e eu fazia parte da patinação artística, freqüentando a Casa do Minho diariamente. Com isso, acabei conhecendo muitos componentes. Um dia estava assistindo ao ensaio e o Sr. Ramoa me perguntou se gostaria de dançar também, já que minha irmã já estava dançando no Maria da Fonte. Acho que só estava faltando um empurrãozinho, entrei naquele dia mesmo e estou até hoje.

Já fez parte de outra casa ou rancho folclórico?
Não

Quantas vezes você foi a Portugal?
5

O que vc achou da terra de seus pais?
Não tenho como descrever sem ser impessoal. É um país pais maravilhoso, com um povo espetacular com uma excelente tradição histórica e cultural, misturando a emoção da realização do sonho de conhecer meus parentes e o lugar onde meus pais cresceram.

Sendo filho de dois folcloristas, será que o seu filho tambem vai fazer parte do rancho folclórico?
Ele indiretamente já faz parte do rancho. Já tem seu traje e sempre que possível me acompanha nas apresentações. Espero que ele se apaixone e continue a divulgar o folclore.

Com esses anos de folclore, vc tem alguma passagem maracante?
Apresentação do Maria da Fonte no Festival de Santa Marta

O que vc acha do MF de quando vc entrou, para o atual?
Está muito diferente. Antes tínhamos muitas apresentações, muitas viagens, os componentes quase não faltavam. Hoje, em função da vida bem mais agitada que levamos seria impossível manter a mesma estrutura.
Um presidente (ou mais):
Joaquim Fernandes

Uma casa regional (ou mais):
Casa do Minho

Um rancho folclorico (ou mais):
Sempre Maria da Fonte

Um diretor artistico(ou mais):
Vou destacar uma pessoa que não foi somente um diretor, mais um homem que dedicou sua vida ao Maria da Fonte, Sr. Antonio Ramoa.

Um ensaiador(ou mais):
Carlos Alberto

Um casal de folcloristas(ou mais):
Sr. Benjamim e D. Fernanda

Por qual clube torce no Brasil e em Portugal:
Vasco da Gama e Futebol Clube do Porto

Gosta de samba, torce por qual escola:
Gosto. Minha escola de coração é o Salgueiro, mas como tenho muitos amigos na Unidos da Tijuca acabo também torcendo para ela.

Fora o folclore, qual seu passa tempo preferido:
Ir a praia, viajar … e sempre que possível na companhia do meu filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

História do Rancho Maria da Fonte