quarta-feira, 4 de abril de 2012



Nossa entrevista do mês de abril é com a folclorista minhota Daniela Rodrigues. Filha de Jose Carlos de Queiroz Soares e  Maria de Fátima Rodrigues dos Santos. Sua formação é MBA em Gestão Empresarial e Marketing. Daniela já nasceu dançando dentro da barriga de sua mãe! 
No folclore tem irmã, pais, tios e avós, ainda por cima, são grandes folcloristas e bailadores.


Daniela no Folclore

Quando você entrou para o folclore? Durante a gravidez de minha mãe... rsrs 

Conte um pouquinho da sua trajetória no folclore: Nasci na Casa do Minho. Toda a minha família participou do folclore português. Meus avós vieram do Minho e de Viseu e trouxeram para o Brasil as tradições portuguesas. Minha avó paterna (Maria) dançou no Rancho Folclórico Santa Marta de Portuzelo, meu avô paterno (Souza) foi ensaiador de diversos ranchos folclóricos portugueses no Rio, São Paulo e em Belo Horizonte. Meus avós maternos são patrimônios da Casa do Minho. Tanto já fizeram e ainda fazem por essa instituição. Meus pais participaram do Rancho Folclórico Maria da Fonte por muitos anos. Meu pai ainda dança no Rancho Folclórico Veteranos da Casa do Minho. Eu e minha irmã (Danúzia) dançamos no Rancho Folclórico Juvenil Benjamim Pires durante nossa infância e adolescência. Dançamos por um tempo no Mirim da Casa do Vila da Feira ("Garretinho"), hoje nomeado "Danças e Cantares da Terra da Feira". Hoje, faço parte do Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho.




Você já foi a Portugal? Sim. Duas vezes. Ambas participando do Grupo Folclórico Português do Rio de Janeiro. A primeira vez eu tinha 4 anos (em 1990) e a segunda foi no ano de 2000, já com 14 anos.

Fale sobre sua viagem a Portugal e qual o lugar que você mais gostou? Como faz muito tempo, fica difícil lembrar com precisão, porém o encontro com a minha família em Viana e a nossa visita à Fátima foram, sem dúvida, inesquecíveis. 

Fale de uma passagem marcante sua como folclorista: Com certeza foi na festa de aniversário do Maria da Fonte de 55 anos, em 2009, onde participei pela primeira vez como cantadeira. Foi muito emocionante para mim, pois sou neta e filha de cantadeiras, e modéstia à parte, foi uma grande “responsabilidade genética” ... rsrsrs...

Cite um ou mais:
 
Presidente: AGOSTINHO DOS SANTOS.


Rancho folclórico: RANCHO FOLCLÓRICO MARIA DA FONTE (Minha vida, minha história!).

Diretor artístico: FRANCISCO PERES (Jacó).

Ensaiador: JOSÉ DE SOUZA.

Apresentador: DAVI FERNANDES.

Bailadores: CLEBER CARDOSO, ÍTALO LOUREIRO e EDMAR FERRAZ (Kaká).

Bailadeiras: FÁTIMA SOUZA (Fatinha)  (incomparável...)

Folclorista (Quando falo folclorista, falo daquele que tem comprometimento com o folclore): FERNANDA ENES SALGUEIRO (Dona Fernanda)

Sanfoneiros ou Acordeonistas: AGOSTINHO DOS SANTOS

Personalidade da comunidade: São tantos, a começar pela minha família que tanto admiro... Mas acho que todo aquele que ama e honra a sua casa regional portuguesa deve ser valorizado e reconhecido.

Daniela por Daniela
Música: “SHE” (Elvis Costello).Comida que mais gosta: As que são feitas pela minha mãe ou minhas avós.
Amor: Pela a minha vida.
Amizade: Alegres e parceiras.
Família: Meu maior tesouro.
Uma mulher bonita: Minha mãe! Muito linda!!!
Um homem bonito: Meu pai! Meu eterno galã...
Tempo: Resolve tudo...
Escola de Samba: Unidos da Tijuca.
Passatempo preferido: Dançar, cantar e sair com as amigas.

Quem é Daniela? Sou uma mulher que ama tudo o que Deus me deu, não suporto hipocrisia, injustiça e falsidade. Gosto de viajar, bater papo com as amigas, fazer farra... Torço para o FLAMENGO, a linda herança que meu padrinho Gilberto Rodrigues (Beto) me deixou! Acredito que ninguém é perfeito nem melhor do que os outros. Sempre temos algo a aprender com o próximo. Em qualquer tipo de relacionamento prezo pela humildade, respeito ao próximo e o bom humor.

Algo para acrescentar ao Blog? O que vc está achando do Blog? Uma iniciativa muito bacana de um dos componentes mais dedicados do Maria da Fonte nos dias atuais. A princípio não vejo o que acrescentar. Está muito legal!

Mensagem Final: A vida é uma escola e o tempo o mais sábio dos mestres. Acredite que Deus sabe o que é melhor para você e para todos ao seu redor. Procure ser uma boa pessoa, fazer o bem e ajudar ao próximo. Seja um ser humano! Erre, aprenda, acerte! Seja justo e responsável, mas permita-se cometer algumas loucuras... Dê valor e escute os mais velhos. Deixe um mundo melhor para as nossas crianças. Faça a vida valer a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

História do Rancho Maria da Fonte