quinta-feira, 31 de maio de 2012

Amigos do Maria da Fonte - Entrevista de junho




Para estrear a coluna de entrevistas dos "Amigos do Maria da Fonte", convidamos a ex bailadeira do Maria da Fonte e atual componente do Almeida Garret, Fátima Souza. Filha de pais portugueses, Maria Araujo de Queiroz (Sta Marta de Portuzelo "Minho"e José Soares de Sousa (Repezes "Viseu").  
Durante muitos anos, Fátima e Cleber, foram o par oficial que dançavam no meio, o Vira do Alto Minho. Não precisamos dizer que arrasavam, certo!?  
Fátima é considerada por personalidades da comunidade portuguesa e folcloristas, como uma das maiores dançarinas do nosso folclore português
Fátima vem de uma linhagem de grandes folcloristas como sua mãe, Dª Maria e o Mestre Souza, ensaiador de vários grupos folclóricos no Brasil. 
Conheça um pouco da história dessa grande folclorista!  

Fátima no Folclore

Quando você entrou para o folclore português e conte um pouquinho da sua trajetória.

Bom, é meio difícil de lembrar (rs), mas pelo o que meus pais dizem, comecei com dois anos e meio. Nessa época (1966), meu Pai ensaiava o G.F.Almeida Garrett e foi lá que dei os meus primeiros passos. Depois, mais ou menos com 5 anos (1969), fomos morar em Belo Horizonte, onde lá, o meu Pai fundou o G.F.Gil Vicente (Colônia Portuguesa) e eu continuei a dançar. Em 1974, voltamos para o Rio de Janeiro, já estava com quase 10 anos e entrei para a Casa do Minho (MF), onde fiquei até o ano de 1990. Em 1990 mesmo, voltei para o G.F.Almeida Garrett, onde estou até a presente data.

Você já foi a Portugal? Quantas vezes? Conte sobre a sua viajem.

Sim, seis vezes.
Foram 4 vezes (1981/85/85 e 1990 com o Grupo da Sra. Benvinda Maria), 1 vez (1994 - G.F.Almeida Garrett), 1 vez (2008 com o G.F.Pedro Homem de Mello – SP) e se Deus quiser esse ano (2012 – GF Almeida Garrett).
Todas as viagens foram maravilhosas, não tenho como destacar alguma. Claro que a primeira foi especial, pois foi quando conheci meus avós, minha família, terra dos meus pais. Praticamente conheci Portugal de norte a sul.

Fale de uma passagem marcante sua como folclorista.

Pode parecer bobagem, mas para mim, aqueles anos dançando o Vira do Alto Minho, com meu amigo Cleber, com certeza marcou muito, sempre lembro como muito carinho.

Como você se sente, sendo considerada uma das grandes bailadeiras do nosso folclore Português?

Rs, não sei, me sinto normal..rsrs.
Claro que fico feliz em saber que as pessoas gostam de me ver dançar, mas tudo que faço é pelo amor e prazer de dançar, nada mais do que isso.

Pensei em chamar você para ser a primeira entrevistada do nosso blogue, porque sabemos do seu amor e sua admiração pelo Maria da Fonte, então por conta disso,  descreva sobre o nosso Ranho no passado e atualmente.

Em primeiro lugar, agradeço a lembrança e fico muito feliz em estar aqui respondendo á vcs.
Falar do MF ontem, é muito gratificante, pois lá vivi minha infância, minha adolescência e uma parte da fase adulta. Era uma outra época, o conceito de folclore era bem diferente dos dias de hoje. Se dançava mais solto, quero dizer, cada um com seu jeito e estilo de dançar. Mas as coisas mudaram, o Folclore mudou, num modo geral, e com isso o MF hj tem uma outra cara. Hj, o MF é um grupo mais uniforme, que visa a autencidade.

Fale um pouquinho pra nós da responsabilidade de ser filha de grandes nomes do nosso folclore. Conte tb um pouquinho da história deles. 

Responsabilidade??, Não, muita HONRA e ORGULHO de ser filha deles.
Meu Pai era componente do MF, qdo minha mãe veio para o Brasil com seu Grupo (Sta Marta de Portuzelo) e aqui se conheceram, namoram aquele tempinho de um mês e ela voltou para Portugal. Namoraram por carta por algum tempo e casaram por correspondência. Ela então veio morar no Brasil (corajosa ela), meu Pai depois saiu do MF e foi ensaiador de vários Grupos Folclóricos, no Rio, Minas, São Paulo. É uma carreira grande a dele (rs), o Mestre, como muitos o chamam, principalmente em SP.
  


Cite um ou mais:
 
Presidente: 

           
Ernesto Boaventura (Vila da Feira)

Rancho folclórico:  

 GF Almeida Garrett
 Maria da Fonte
Rancho F. Pedro Homem de Mello
Diretor artístico: 

   Benjamim Pires

Apresentador: Odir / David Fernandes (Minho) e Margarete Correia (Vila da Feira)

Margarete Correia 

Bailadores: 

    Cleber             Bruno               Ítalo

Bailadeiras:  

Daniela 
 Carla  
                                                Tatiana Cardoso 

Folclorista (Quando falo folclorista, falo daquele que tem comprometimento com o folclore):  

 José Soares de Sousa

Cantador: Camilo (Garrett) / Pezinho

            Camilo

Cantadeira:  Daniela Rodrigues / Rosa

          Daniela Rodrigues

Sanfoneiros ou Acordeonistas: 

         Pinheirinho

Personalidade da comunidade: Benvinda Maria


Fátima por Fátima

Música: Romântica

Comida que mais gosta: Medalhão c/ arroz a Piamontese

Comida que menos gosta: Japonesa

Amizade: Sincera

Família: Meu Chão

Saudades: Benjamim Pires e Gilberto

Humildade: Tudo

Tempo: Não Para

Uma mulher bonita: Minha menina Daniela Rodrigues

Um homem bonito: Meu Marido Bruno Simões

Ídolo: Meus Pais

Escola de Samba: Portela / Unidos da Tijuca

Time: Vasco

Passatempo preferido: Dançar

Quem é Fátima (me defina vc)?

É muito difícil falar de mim mesma, mas vamos lá:
Sou, Romântica, sincera, amiga, bronquinha (rs), humilde. Detesto falsidade...enfim é isso...

O que vc está achando do Blog? Tem algo para acrescentar?

Muito bom, é sempre bom conhecer um pouquinho da história de cada um, de cada folclorista.

Mensagem Final:

Agradeço mais uma vez, e dizer que da mesma forma que dizemos para o nosso Vascão: “O Sentimento não pode parar” , o mesmo eu digo: “O Folclore não pode Parar”, vamos ter mais comprometimento, vamos ter mais amor ao Folclore, independente que região vc represente. Somos todos representantes de uma rica cultura.
Obrigada e beijosss





Nenhum comentário:

Postar um comentário

História do Rancho Maria da Fonte