quinta-feira, 31 de maio de 2012

Amigos do Maria da Fonte - Entrevista de junho




Para estrear a coluna de entrevistas dos "Amigos do Maria da Fonte", convidamos a ex bailadeira do Maria da Fonte e atual componente do Almeida Garret, Fátima Souza. Filha de pais portugueses, Maria Araujo de Queiroz (Sta Marta de Portuzelo "Minho"e José Soares de Sousa (Repezes "Viseu").  
Durante muitos anos, Fátima e Cleber, foram o par oficial que dançavam no meio, o Vira do Alto Minho. Não precisamos dizer que arrasavam, certo!?  
Fátima é considerada por personalidades da comunidade portuguesa e folcloristas, como uma das maiores dançarinas do nosso folclore português
Fátima vem de uma linhagem de grandes folcloristas como sua mãe, Dª Maria e o Mestre Souza, ensaiador de vários grupos folclóricos no Brasil. 
Conheça um pouco da história dessa grande folclorista!  

Fátima no Folclore

Quando você entrou para o folclore português e conte um pouquinho da sua trajetória.

Bom, é meio difícil de lembrar (rs), mas pelo o que meus pais dizem, comecei com dois anos e meio. Nessa época (1966), meu Pai ensaiava o G.F.Almeida Garrett e foi lá que dei os meus primeiros passos. Depois, mais ou menos com 5 anos (1969), fomos morar em Belo Horizonte, onde lá, o meu Pai fundou o G.F.Gil Vicente (Colônia Portuguesa) e eu continuei a dançar. Em 1974, voltamos para o Rio de Janeiro, já estava com quase 10 anos e entrei para a Casa do Minho (MF), onde fiquei até o ano de 1990. Em 1990 mesmo, voltei para o G.F.Almeida Garrett, onde estou até a presente data.

Você já foi a Portugal? Quantas vezes? Conte sobre a sua viajem.

Sim, seis vezes.
Foram 4 vezes (1981/85/85 e 1990 com o Grupo da Sra. Benvinda Maria), 1 vez (1994 - G.F.Almeida Garrett), 1 vez (2008 com o G.F.Pedro Homem de Mello – SP) e se Deus quiser esse ano (2012 – GF Almeida Garrett).
Todas as viagens foram maravilhosas, não tenho como destacar alguma. Claro que a primeira foi especial, pois foi quando conheci meus avós, minha família, terra dos meus pais. Praticamente conheci Portugal de norte a sul.

Fale de uma passagem marcante sua como folclorista.

Pode parecer bobagem, mas para mim, aqueles anos dançando o Vira do Alto Minho, com meu amigo Cleber, com certeza marcou muito, sempre lembro como muito carinho.

Como você se sente, sendo considerada uma das grandes bailadeiras do nosso folclore Português?

Rs, não sei, me sinto normal..rsrs.
Claro que fico feliz em saber que as pessoas gostam de me ver dançar, mas tudo que faço é pelo amor e prazer de dançar, nada mais do que isso.

Pensei em chamar você para ser a primeira entrevistada do nosso blogue, porque sabemos do seu amor e sua admiração pelo Maria da Fonte, então por conta disso,  descreva sobre o nosso Ranho no passado e atualmente.

Em primeiro lugar, agradeço a lembrança e fico muito feliz em estar aqui respondendo á vcs.
Falar do MF ontem, é muito gratificante, pois lá vivi minha infância, minha adolescência e uma parte da fase adulta. Era uma outra época, o conceito de folclore era bem diferente dos dias de hoje. Se dançava mais solto, quero dizer, cada um com seu jeito e estilo de dançar. Mas as coisas mudaram, o Folclore mudou, num modo geral, e com isso o MF hj tem uma outra cara. Hj, o MF é um grupo mais uniforme, que visa a autencidade.

Fale um pouquinho pra nós da responsabilidade de ser filha de grandes nomes do nosso folclore. Conte tb um pouquinho da história deles. 

Responsabilidade??, Não, muita HONRA e ORGULHO de ser filha deles.
Meu Pai era componente do MF, qdo minha mãe veio para o Brasil com seu Grupo (Sta Marta de Portuzelo) e aqui se conheceram, namoram aquele tempinho de um mês e ela voltou para Portugal. Namoraram por carta por algum tempo e casaram por correspondência. Ela então veio morar no Brasil (corajosa ela), meu Pai depois saiu do MF e foi ensaiador de vários Grupos Folclóricos, no Rio, Minas, São Paulo. É uma carreira grande a dele (rs), o Mestre, como muitos o chamam, principalmente em SP.
  


Cite um ou mais:
 
Presidente: 

           
Ernesto Boaventura (Vila da Feira)

Rancho folclórico:  

 GF Almeida Garrett
 Maria da Fonte
Rancho F. Pedro Homem de Mello
Diretor artístico: 

   Benjamim Pires

Apresentador: Odir / David Fernandes (Minho) e Margarete Correia (Vila da Feira)

Margarete Correia 

Bailadores: 

    Cleber             Bruno               Ítalo

Bailadeiras:  

Daniela 
 Carla  
                                                Tatiana Cardoso 

Folclorista (Quando falo folclorista, falo daquele que tem comprometimento com o folclore):  

 José Soares de Sousa

Cantador: Camilo (Garrett) / Pezinho

            Camilo

Cantadeira:  Daniela Rodrigues / Rosa

          Daniela Rodrigues

Sanfoneiros ou Acordeonistas: 

         Pinheirinho

Personalidade da comunidade: Benvinda Maria


Fátima por Fátima

Música: Romântica

Comida que mais gosta: Medalhão c/ arroz a Piamontese

Comida que menos gosta: Japonesa

Amizade: Sincera

Família: Meu Chão

Saudades: Benjamim Pires e Gilberto

Humildade: Tudo

Tempo: Não Para

Uma mulher bonita: Minha menina Daniela Rodrigues

Um homem bonito: Meu Marido Bruno Simões

Ídolo: Meus Pais

Escola de Samba: Portela / Unidos da Tijuca

Time: Vasco

Passatempo preferido: Dançar

Quem é Fátima (me defina vc)?

É muito difícil falar de mim mesma, mas vamos lá:
Sou, Romântica, sincera, amiga, bronquinha (rs), humilde. Detesto falsidade...enfim é isso...

O que vc está achando do Blog? Tem algo para acrescentar?

Muito bom, é sempre bom conhecer um pouquinho da história de cada um, de cada folclorista.

Mensagem Final:

Agradeço mais uma vez, e dizer que da mesma forma que dizemos para o nosso Vascão: “O Sentimento não pode parar” , o mesmo eu digo: “O Folclore não pode Parar”, vamos ter mais comprometimento, vamos ter mais amor ao Folclore, independente que região vc represente. Somos todos representantes de uma rica cultura.
Obrigada e beijosss





quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entrevistado de junho - Vitor Cardoso




Nosso entrevistado do mês de junho, é um dos componentes atuantes mais antigos do Maria da Fonte, Vitor Cardoso. Nasceu no dia 01 de maio de 1970 no Rio de Janeiro. Seus pais Vitor Ferreira Cardoso (in memorian) e Lidia Augusta Correia Cardoso são portugueses. Vitor é técnico em eletrônica e técnico de edificações, mas hoje trabalha como autônomo. Vitor também a pai do nosso querido pequenino João Vitor, o nosso mascote do Maria da Fonte.

Quando você entrou para o folclore português e conte um pouquinho da sua trajetória.

Entrei para o folclore no Rancho Maria da fonte em 28/05/1979, com 9 anos de idade e o ensaiador na época era o Nogueira. Lembro-me bem da frase dele para mim no dia em que entrei quando ele falou "este é um rancho de adultos, não vá pensando que irá dançar". Os diretores eram o Sr. Ramoa e o David, lembro que quando o rancho estava para ir a Portugal pela primeira vez ele chegou a ter quase 70 componentes, logo depois foram na maioria embora, depois do Nogueira outros grandes nomes do nosso folclore assumiram o Racho Maria da Fonte, nessa ordem: Benjamim, Souza, Paulo, Ramoa, Beto, Marcinho, Cleber, Pinheirinho, Carlos Alberto e o Kaka.

Você já foi a Portugal? Quantas vezes? Conte sobre a sua viajem.
Já fui a Portugal 3 vezes, duas com o Maria da Fonte e uma em 1983 com a Benvinda Maria. O local que eu mais gostei sem sombra de dúvida foi de Viana do Castelo, como fala a quadra: "Viana eu te não vejo, Viana te quero ver, essa saudade me mata e eu não quero morrer". Tenho vários amigos por lá com quem falo constantemente, sem falar da terra da minha mãe e do meu pai onde tenho muitos parentes.

Fale de uma passagem marcante sua como folclorista.
A passagem como folclorista que mais me marcou foi quando pela primeira vez o meu filho, o João Vitor, dançou o vira geral (livre) em uma apresentação. Foi uma das poucas vezes em que chorei em cima do palco. A outra foi em Portugal fizemos na nossa última apresentação em Viana do Castelo.

Cite um ou mais:

Presidente:  Agostinho dos santos (sem puxar o saco!)
Rancho Folclórico: que pergunta (hehehe)... Rancho Folclórico Maria da Fonte
Diretor Artístico: Antonio Ramoa Oliveira (in memorian)
Ensaiador: O Kaka e o Carlos que me perdoem.... O grande Souza.
Apresentador: o saudoso David Fernandes, já levantava o público logo na abertura com sua frase "o céu é para as estrelas, o jardim é para as flores, o saudar é cortesia, boa noite meus senhores"
Bailadores: vários, em 33 anos de Maria da Fonte, seria difícil dizer um ou mais nomes.
Bailadoras: da mesma forma foram várias.
Folclorista: vários, mas vale destacar o Kaka, o cara é um verdadeiro estudioso no assunto.
Cantador: Antonio Pinheiro, Vanderlei, Adriano, dentre outros.
Cantadeira: Rosa, Fátima, Fernanda e Dª Preciosa.
Sanfoneiros e Acordeonistas: Amandio (in memorian), Toninho Tintureiro (in memorian), Antonio Padeiro (in memorian), José Mendes (in memorian), Alberto que esta em Portugal, Pinheiro, Pinheirinho, Claudinho e vários outros que por aqui passaram.
Personalidade da comunidade: difícil dizer, são vários.

Vitor por Vitor:
Um cara, que já perdeu os cabelos, que dá valor as amizades, gosta de brincar mas também é sério quando tem de ser, não gosta de injustiças e gosta sempre das coisas certas como devem ser.

Musica: todas desde que sejam de boa qualidade e bom gosto
Comida que mais gosta: ta de brincadeira hehehe é só olhar pra barriga mas gosto de várias não tenho uma preferência
Comida que menos gosto: jiló
Amor: sincero
Amizade: verdadeira
Família: tudo na vida de alguém, um pilar.
Uma mulher bonita: é segredo
Um homem bonito: João Vitor (meu filho)
Ídolo: Jesus
Tempo: por mim sempre ensolarado
Portugal: Pátria dos meus familiares, minha por opção, onde tenho saudades de amigos familiares e dos lugares.
Brasil: minha pátria adorada, única no mundo, que está começando a deixar de ser o pais do futuro.
Política: não deveríamos ter, só assim acabaríamos com muitos problemas que temos hoje.
Preconceito: com quem tem preconceito
Escola de samba: estação primeira de mangueira
Time: Vasco da gama, Sporting Club Portugal
Passatempo Preferido: plastimodelismo, desenho, filatelia, passear com o meu filho

Quem é Vitor?
O Vitor é um cara que gosta de viver bem e que tem um lema de vida "quem não vive para servir não serve para viver"


CHULA DE VIANA (Viana do Castelo)

Hô! Hô ai !
Boa noite meus senhores
Boa noite meus senhores
Mas cedo não pode vir
Hô! Hô ai !
Mas cedo não pode vir
Venho, há tempo bastante
Das tuas falas ouvir

Hô! Hô ai !
Eu já vi cantar o cuco
Eu já vi cantar o cuco
Em cima da vaca loura
Hô! Hô ai !
Em cima da vaca loura
Os homens comem à mesa
As mulheres na manjedoura

Hô! Hô ai !
O coração a pombinha
O coração a pombinha
O asas da primavera
Hô! Hô ai !
O asas da primavera
Só queira adivinhar
A tua ideia qual era
Hô! Hô ai !


VIRA DE VIANA (Viana do Castelo)

Viana eu não te vejo
Viana te quero ver
Esta saudade me mata
E eu não quero morrer

Vira, vira, vira, eu sou de Viana
Vira, vira, vira, cidade princesa 
Vira, vira, vira, minha terra amada
És a fada desta natureza

De longe vivo contigo
De perto muito te adoro
Um sonho trago comigo
Casar onde vivo e moro


Vira, vira, vira, eu sou de Viana
Vira, vira, vira, cidade princesa 
Vira, vira, vira, minha terra amada
És a fada desta natureza


Paisagem de encantamento
Terra de som e magia
E o maior divertimento
Com as festas da agonia


Vira, vira, vira, eu sou de Viana
Vira, vira, vira, cidade princesa 
Vira, vira, vira, minha terra amada
És a fada desta natureza


Quero viver a sorrir
Quero viver a cantar
Viana é a mais linda terra
Que é beijada pelo mar


Vira, vira, vira, eu sou de Viana
Vira, vira, vira, cidade princesa 
Vira, vira, vira, minha terra amada
És a fada desta natureza

VIRA DA BOA VIAGEM (Areosa)


Quando tu saias para o mar
Fico só e muito triste
Mas quando te vejo entrar
Só em mim alegria existe

Meu amor, meu amor
Dá-me um beijo dá, dá-me um beijo dá
Pescador, pescador, pescador
Desta boca salgada dá cá

Meu amor está pescando
Ai, nas águas deste mar
E eu a virgem vou rezando
Para boa sorte lhe dar


Meu amor, meu amor
Dá-me um beijo dá, dá-me um beijo dá
Pescador, pescador, pescador
Desta boca salgada dá cá


Senhora da Boa Viagem
Oh minha rica santinha
Dá-lhe a luz da vossa imagem
Para entrar no porto de vinha


Meu amor, meu amor
Dá-me um beijo dá, dá-me um beijo dá
Pescador, pescador, pescador
Desta boca salgada dá cá


Dele tende compaixão
Dá-lhe força e coragem
Dá-lhe a vossa salvação
Senhora da Boa Viagem

GOTA DE CARREÇO (Carreço)

O céu é para as estrelas
O jardim é para as flores
O saudar é cortesia
Boa noite meus senhores (BIS)
Ó lari lali ló léla

Não ha dinheiro que pague
A filha de um lavrador
Anda ao sol e anda ao vento
E tem sempre a mesma cor (BIS)
Ó lari lali ló léla

Os pombinhos quando nascem
Dão abraços e beijinhos
Assim são os namorados
Quando se encontram sozinhos (BIS)
Ó lari lali ló léla

O loureiro é pau verde
Que nasce pelos quintais
Quem dá falas ás garotas
O que recebe são ais (BIS)
Ó lari lali ló léla

Semeei trigo no monte
Só me nasceu uma leira
Quando nasceu a mulher
Nasceu fraca sementeira (BIS)
Ó lari lali ló léla

sábado, 26 de maio de 2012

Casamento de Rodrigo e Débora


O mês de maio foi repleto de felicidades para o nosso componente Rodrigo Marques Soares. Ele casou com a linda Débora Nunes Quintela de OLiveira.
O Rancho Maria da Fonte deseja tudo de bom para vocês!

Amigos do Maria da Fonte



A partir do mês de junho teremos novidades: faremos entrevistas com os "Amigos do Maria da Fonte".
A entrevistada do mês será Fátima Souza, componente do Almeida Garret da Casa de Vila da Feira.
Aguardem!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Entrevista de Maio - Adailson Cascardo





Nosso entrevistado de maio é o nosso querido componente Adailson Cascardo. Seus pais Adeomar Cascardo e Maria de Lourdes Cascardo, são brasileiros. Sua formação profissional é ligada à área Operacional e trabalha atualmente na Fernandez Mera.
Iniciou no folclore no Clube Recreativo Português de Jacarepaguá, mas foi no Aldeias de Portugal que aprendeu a amá-lo. Hoje ele integra o Grupo Maria da Fonte, fazendo com que nossos ensaios sejam mais felizes e alegres, já que seu perfil é ser amigo e muito divertido.


Adailson no Folclore

Quando você entrou para o folclore?  

Há muito tempo não saberia especificar a data. Sei que tinha 14 anos.

Conte um pouquinho da sua trajetória no folclore:

Jogava futebol praticamente todos os dias no Clube Recreativo Português de Jacarepaguá, e no intervalos dos jogos, nos dias de ensaio ficava me exibindo para as raparigas, como em todo grupo folclórico havia um dificuldade no contingente masculino.... Como sereias , que com seu canto atraem as embarcações para o fundo mar... As meninas do Tricanas de Coimbra me seduziram, me enrolaram e acabei dançando literalmente.
Adolescente... Podem imaginar, por um rabo de saia já participei de cultos religiosos de todas igrejas que possam existir.
No início me achava malandro e pensava em tirar proveito dos desprovidos de esperteza, mas com o tempo descobri como era bom demais ser desprovido. Neste convívio fiz verdadeiras amizades, verdadeiros irmãos, aprendi mais do que ensinei, e com isso garanti minha longevidade. A maioria de meus amigos de infância enveredaram por caminhos tortuosos e o folclore me deu uma nova oportunidade.
Conheci o folclore no Recreativo, mas foi na Casa Aldeias de Portugal que finquei bandeira e aprendi a amá-lo. Fiz parte do Lavradeiras de Portugal durante anos.
Por fim hoje faço parte do Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho. Grupo que me acolheu, e tenho expectativa de ali encerrar minha passagem pelo folclore.
Sou o mais fidalgo de todos os descendentes, pois o sou por opção uma vez que minha família não possui ligação alguma com Portugal. Os laços por mim criado fez com que me tornasse o mais autêntico de todos os portugueses.

Você já foi a Portugal?

Viajei em 1994 com Rancho Folclórico Português do Rio de Janeiro ( Dª Benvinda Maria ).

Fale sobre viajem sua Portugal e qual o lugar que você mais gostou?

Cara... Sei lá... Não acredito que este tipo de viagem lhe proporcione a possibilidade de conhecer algum lugar a ponto de destacá-lo.
Estava no auge da boemia... Já era adulto, e não fiquei sobre os olhares atentos dos responsáveis pelo grupo. Tive liberdade supervisionada, pois confiavam em mim. Fiquei até um pouco chateado, pois havia planejado fugas extraordinárias. Mais uma vez fiz grandes amizades, com certeza valeu pelas aventuras vividas.


Fale de uma passagem marcante sua como folclorista.

Todos os dias que passo ao lado dos meus amigos, ensaios e apresentações, são marcantes para mim, pois nesses momentos escrevo minha história.
Passagens tristes, passagens alegres, passagens inesquecíveis, passagens que não queremos lembrar... E passagens que não tive dinheiro pra pagar e tive que dar calote...rsrsrsr...
  
Cite um ou mais:
 
Presidente: Manuel Salústio Terra ( Casa Aldeias de Portugal ) e Agostinho Santos ( Casa do Minho )

Rancho folclórico: Lavradeiras de Portugal e Maria da Fonte

Diretor artístico: Casimiro ( Maria da Fonte )

Ensaiador: Cléber Cardoso ( Maria da Fonte ) / Edmar da Gama Ferraz “Kaka “ ( Maria da Fonte )

Apresentador: Silvio Santos ( SBT ) / Odir ( Maria da Fonte - hoje vivendo em São Paulo )

Bailadores: Edmar da Gama Ferraz “Kaka” ( Maria da Fonte ) e Cléber Cardoso ( Maria da Fonte )

Bailadeiras: Mônica Ferraz ( irmã do Kaka ) / Lavradeiras de Portugal  e Betinha  ( Maria da Fonte )

Folclorista (Quando falo folclorista, falo daquele que tem comprometimento com o folclore):  Edmar da Gama Ferraz “Kaka” ( Maria da Fonte ), Bruno Simões ( Almeida Garret ) e Manuel Coelho ( Camponeses de Portugal )

Cantador: Sr. Adriano ( Maria da Fonte )

Cantadeira:  Elisabeth ( Lavradeira de Portugal ), Dª. Preciosa ( Maria da Fonte )

Sanfoneiros ou Acordeonistas: Pinheirinho ( Maria da Fonte ) e  Ivan Viana ( eterno colaborador do Maria da Fonte )

Personalidade da comunidade: Benvinda Maria

Adailson por Adailson

Música:  Sou eclético , gosto de Ozzy Osborne, curto chorinho... Mas se tenho que citar uma: Wonderful World ( Louis Amrstrong )

Comida que mais gosta: As que correm menos que, eu/ou estão paradas e consigo pegar

Comida que menos gosta: As que correm mais do que eu, e não consigo pegar

Amor: A melhor definição é:
"Amor é fogo que arde sem se ver;
 É ferida que dói e não se sente;
 É um contentamento descontente;
 É dor que desatina sem doer.

 É um não querer mais que bem querer;
 É um andar solitário entre a gente;
 É nunca contentar-se de contente;
 É um cuidar que se ganha em se  perder.

 É querer estar preso por vontade
 É servir a quem vence o vencedor,
 É ter com quem nos mata lealdade.

 Mas como causar pode seu favor
 Nos corações humanos amizade;
 Se tão contrário a si é o mesmo  amor?"
 Luis de Camões

Amizade: Aqueles que Deus nos possibilitou escolher como irmãos.

Família: Onde se constrói o caráter que fará de você um ser diferenciado de todos. É a sua digital genética. Onde se ri, onde se chora, onde se aprende, onde apesar de um dia todos partirem, sempre continuaram sendo sua referência.

Uma mulher bonita: Todas as mulheres são belas, mas a mais linda de todas sempre será minha Mãe.

Um homem bonito: Todos meus amigos são bonitos. As pessoas é que se fazem feias.

Ídolo: Minha Mãe e sua vasta sabedoria...

Tempo: Passa rápido demais... Saiba aproveitá-lo.

Escola de Samba: Sempre a que mais me encanta...

Time do Coração: Vasco da Gama

Passatempo preferido: Cinema, Teatro, Uma boa leitura, Futebol, Voleibol, Praia...

Quem é Adailson (defina vc)?

Ao acordar agradeço à Deus por mais um dia;
Peço pelos meus amigos e minha família;
Batalho pelo que acredito ser justo;
Gosto de sorrir e fazer sorrir;
Gosto de amar, mesmo que as vezes não seja amado;
Gosto de andar descalço;
Gosto de desafios, principalmente os que a vida apresenta;
O cheiro da terra molhada;
Gosto de maresia;
Tento ser melhor a cada dia;
Não fujo a uma boa briga;
Olhar nos olhos das pessoas;
Me superar a cada dia;
Sou bairrista... Me amarro em ser carioca, e agradeço à Deus por isso também.
Não gosto de não gostar;
Sou um excelente amigo;
Ótimo amante;
Sou participativo;
Sou comprometido;
Me arrependo, aprendo e tento outra vez ( Sou persistente );
Tem muito mais, mas se eu dissesse teria que eliminar todos que leram isto...rs.

O que vc está achando do Blog?

Acho a ideia legal, mas pode ser melhorada, como tudo na vida...

Mensagem Final:

"Se o que você está percorrendo é o caminho dos seus sonhos, comprometa-se com ele. Não deixe a porta de saída aberta, com a desculpa: "ainda não é bem isto que eu queria." Esta frase, tão utilizada, guarda dentro dela a semente da derrota. Assuma o seu caminho. Mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer melhor o que está fazendo. Se você aceitar suas possibilidades no presente, com toda certeza vai melhorar no futuro. Mas se negar suas limitações, jamais se verá livre delas. Enfrente seu caminho com coragem, não tenha medo da crítica dos outros e não se deixe paralisar por sua própria crítica. Deus estará com você nas noites insones e enxugará com seu amor as lágrimas ocultas. Deus é o Deus dos valentes."
(Paulo Coelho)

Fuuuuiiiii.....


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Adeus para o Sr Ramoa

Perdemos hoje um dos nossos maiores representantes.
Sr Ramoa, vamos sentir muito a sua falta e obrigado por tudo!


História do Rancho Maria da Fonte